sábado, 30 de abril de 2011

Pré-consciente (Psicanálise)

O pré-consciente é uma região do consciente um pouco mais profunda, logo abaixo deste, situado numa zona não tão clara, de penumbra, exercendo a função de um grande arquivo morto de tudo que está consolidado, mas sem uma função objetiva no consciente. Idéias, nomes, fatos que não são utilizados no dia-a-dia ficam aí retidos, podendo ser resgatados sempre que o consciente necessitar do seu concurso. O pré-consciente faz fronteira com o inconsciente e recebe deste, conteúdos psíquicos que desejam vir à luz do consciente, como lembranças e experiências ligadas a fortes emoções, que não podendo ficar numa área clara conhecida pelo ego devem ser arquivadas na profunda escuridão do inconsciente.
Os conteúdos – traços mnésicos (memórias) e operações (ligações mnésicas) que estão presentes no campo pré-consciente não estão presentes no campo atual da consciência, ou seja, o ego neste instante não está lembrando-se deles, mas distingue-se dos conteúdos e operações do sistema inconsciente na medida em que estão permanentemente à disposição do ego, ou seja, da sua consciência.
O sistema pré-consciente rege-se pelo processo secundário, ou seja, as energias que transitam por ele estão ligadas e subordinadas a ação da censura (superego), assim todos os impulsos provenientes do inconsciente que atingem o campo consciente e a consciência, ao passar por ele, sofrem transformações (censura).
A passagem dos impulsos do pré-consciente ao consciente e a motilidade (movimento) sofre uma segunda censura (moral) distinta daquela que o superego exerce na passagem do inconsciente para o pré-consciente, que se faz em nível de deformação mais profunda. Esta segunda censura deforma menos, selecionando mais o que convém do que não convém, sendo assim mais qualitativa, evitando que venha para a consciência desejos e preocupações perturbadoras. Assim, favorece o exercício da atenção.
Nas operações pré-conscientes há também o domínio do princípio do prazer e a influência constante do processo primário (do inconsciente).
O pré-consciente é uma região clara (consciente) e ao mesmo tempo escura (inconsciente), pois o que está lá arquivado pode ser acessado pelo ego, a qualquer momento, contudo neste instante de sua vida o seu ego não está lembrando (está inconsciente).

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/2063591-pr%C3%A9-consciente-psican%C3%A1lise/#ixzz1L2Py2Uzx

Nenhum comentário:

Postar um comentário