segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dificuldade de Aprendizagem e a intervenção Psicopedagógica

A intervenção psicopedagógica veio introduzir uma contribuição mais rica no enfoque pedagógico. O processo de aprendizagem da criança é compreendido como um processo pluricausal, abrangente implicando componentes de vários eixos da estruturação: Afetivos, cognitivos, motores sociais, econômicos, políticos etc. A causa do processo de aprendizagem, bem como das dificuldades de aprendizagem, deixa de ser localizada somente no aluno e professor e passa a ser vista como um processo maior com inumeras variáveis que precisam ser apreendidas com bastante cuidado pelo professor e psicopedagogo.
A psicopedagogia atua e investiga a complexidade dos processos de ensino e aprendizagem, o sujeito que aprende o contexto da escola e seu conteúdo sociocultural. Problematizar as práticas cotidianas dos espaços educacionais na perspectiva da aprendizagem das crianças, adolescentes e adultos.
A infância é uma etapa biologicamente útil, que se caracteriza como sendo o período de adaptação progressiva ao mei físico e social.

Como se aprende

O ser humano para aprender deve por em jogo:
- seu organismo
- seu corpo construindo especularmente,
- inteligência autoconstruida interacionalmente e
- a arquitetura do desejo, desejo que é sempre desejo do desejo do outro.

"O organismo se domestica, se acostuma,
se medica; o corpo ensaia, se equivoca, se
corrige, aprende" Sara Paín

Nenhum comentário:

Postar um comentário